Amaral & Barbosa Advogados

JUIZ DE FORA – MG
BRASÍLIA – DF
PORTO – PORTUGAL

Você sabe o que é Elisão Fiscal?

DICAS

Elisão Fiscal é uma estratégia que visa a reduzir a carga tributária de uma empresa, sem que para isso se cometa qualquer ilegalidade. Ou seja: por meio de um planejamento tributário, é possível encontrar meios previstos na própria legislação para realizar a redução de tributos sem burlar o Fisco.

Uma empresa pratica a elisão fiscal quando realiza as seguintes medidas:

  • Reduzir a base de cálculo do tributo;
  • Evitar a incidência do fator que gera o tributo;
  • Postergar o pagamento tributário sem multas.

Diferença entre elisão e evasão fiscal

A elisão é uma forma legal de reduzir os tributos devidos e é adotada antes da ocorrência do fator gerador da obrigação tributária.

 Já a evasão é a sonegação fiscal, praticada com falsas declarações, onde são omitidas informações e utilizados artifícios ilícitos para evitar o pagamento de tributos, como não declarar uma venda ou não emitir nota fiscal, para diminuir o valor devido dos impostos ou não ultrapassar o limite do enquadramento tributário .

Vantagem e precauções:

A principal vantagem da elisão fiscal é diminuir as despesas e, assim, aumentar a margem de lucro de uma empresa e a competitividade dela perante a concorrência.

Entretanto, quando se busca a diminuição dos custos respeitando a Lei, deve-se tomar cuidado para que o Fisco não interprete o planejamento tributário como sonegação.

Então, a primeira atitude é estar estudar a legislação tributária vigente e estar atento às mudanças tanto no âmbito federal quanto estadual e municipal. Também é preciso assegurar que todos os documentos utilizados na execução do planejamento estejam dentro da licitude.

Por fim, é preciso verificar  se existe um propósito negocial nas atividades, de forma a não se caracterizar como uma operação que visa, exclusivamente, a evitar ou postergar a incidência de tributos. Desta forma, é importante que se apresente o maior número possível de evidências para que as operações sejam consideradas lícitas.

Para evitar que a prática se transforme em dor de cabeça, conte com um advogado especialista no assunto.

Ficou com dúvida? Envie-nos uma mensagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
WhatsApp Chat
Amaral & Barbosa Advogados
× Como posso te ajudar?