Amaral & Barbosa Advogados

JUIZ DE FORA – MG
BRASÍLIA – DF
PORTO – PORTUGAL

Fiscalização de empresas: confira dicas para evitar problemas

DICAS

É uma realidade do empresário estar a mercê de inúmeras atribuições e a necessidade de preocupação com questões importantes, entre elas a fiscalização de empresas.

Diante desse cenário, é fundamental saber lidar com esse tipo de questão e, principalmente, evitar que um negócio chegue ao ponto de ter que passar por um processo de fiscalização de um órgão do governo.

De maneira geral, a fiscalização é um processo que pode e deve ser evitado e, para isso, é importante cuidar da gestão administrativa e fiscal do negócio.

Por exemplo, em muitos casos, as empresas acabam sendo averiguadas pela falha dos gestores ou responsáveis de departamentos fiscais e, com a fiscalização tributária avançada e o avanço tecnológico, a Receita Federal consegue identificar com mais facilidade possíveis erros.

Apesar disso, muitos desses problemas são causados de maneira inconsciente, devido à falta de informação sobre a ampla e complexa legislação tributária.

Um outro ponto que também deve-se ter atenção é nas questões operacionais, por exemplo, escrituração e emissão de notas fiscais, cadastro de produtos, emissão de guias para pagamento de impostos, cumprimento de obrigações acessórias, entre outras.

Confira abaixo os principais problemas que a autoridade fiscal pode detectar:

Cadastro de produtos incorreto;
Falta de organização dos arquivos;
Omissão de notas fiscais;
Erro no cálculo dos tributos;
Falta de cumprimento das obrigações acessórias.

Portal Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
WhatsApp Chat
Amaral & Barbosa Advogados
× Como posso te ajudar?