Amaral & Barbosa Advogados

JUIZ DE FORA – MG
BRASÍLIA – DF
PORTO – PORTUGAL

Possíveis mudanças na CLT podem afetar regras de férias em 2025

NOTÍCIA

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , criada em 1943 para garantir direitos como salário mínimo, jornada de trabalho e férias remuneradas, pode passar por novas mudanças em 2025 e, dessa vez, o foco da discussão está nas regras para concessão das férias.

Atualmente, todo trabalhador com carteira assinada tem direito a 30 dias de férias após completar 12 meses de serviço na mesma empresa. Esse período, chamado de “período aquisitivo”, precisa ser cumprido antes que o empregado possa usufruir do descanso.

A empresa, por sua vez, tem um prazo para conceder as férias, sempre respeitando a legislação trabalhista vigente.

O que pode mudar?

A nova proposta sugere que os critérios para concessão de férias sejam mais rigorosos, buscando equilibrar os direitos dos trabalhadores com as necessidades das empresas.

Um dos pontos em discussão é a relação entre faltas injustificadas e a redução do período de descanso. Hoje, a CLT já prevê que faltas sem justificativa podem diminuir os dias de férias, mas a ideia é tornar essa regra ainda mais rígida.

Apesar dos rumores, especialistas afirmam que as férias remuneradas não podem ser extintas, pois esse direito está garantido na Constituição Federal, porém a forma como o benefício é concedido pode ser alterada, impactando diretamente a rotina dos trabalhadores.

Enquanto as mudanças ainda estão em debate, é importante que empregadores e empregados fiquem atentos às atualizações da legislação trabalhista para entender como isso pode afetar o mercado de trabalho nos próximos anos.

Com informações do e-Investidor Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prezados (as) Clientes

O Escritório Amaral & Barbosa Advogados alerta que nenhum de seus advogados envia mensagens por WhatsApp ou e-mail solicitando valores para fins de expedição de alvará e/ou “liberação de processo judicial”.
Em caso de dúvidas, pedimos que entre em contato conosco por meio dos canais oficiais do escritório:
Telefones: (32) 2101-2101 / (61) 61 9844-1753
E-mail: [email protected]

×
WhatsApp Chat
Amaral & Barbosa Advogados
× Como posso te ajudar?