Amaral & Barbosa Advogados

JUIZ DE FORA – MG
BRASÍLIA – DF
PORTO – PORTUGAL

Sistema Valores a Receber: dicas para evitar golpes envolvendo a ferramenta

DICAS

O Sistema Valores a Receber, nova plataforma lançada pelo Banco Central (BC) para permitir que brasileiros verifiquem quantias “esquecidas” em bancos e instituições financeiras, recebeu mais de 100 milhões de acessos até o momento.

Cerca de 20 milhões destes acessos retornaram com valores pendentes de recebimento e quase 10 milhões de pessoas que possuem alguma quantia parada ainda não conferiram o sistema.

Um novo sistema atrelado à possibilidade de recuperação de valores, sabendo que existem muitos brasileiros com dinheiro a receber, abre um leque gigante de possibilidade de novos golpes, que os cidadãos devem ficar atentos.

O BC afirma que nem eles, nem o sistema ou outra instituição está autorizada a fazer contato com clientes, então qualquer meio de comunicação recebido alertando sobre valores pendentes, solicitando seus dados, seja por telefone, carta, e-mail, whatsapp, sms ou outros, é falso.

A única forma de verificar as quantias é acessando o sistema do BC online, e se o cliente não o fizer de forma ativa, não será comunicado sobre valores parados.

A grande visibilidade do sistema deve criar novas abordagens para roubo de informações pessoais, dados bancários, por isso não forneça nenhum tipo de documentação caso seja contatado alegando que possui valores no SVR.

Não serão enviados links, informações de conclusão de cadastro e nenhuma outra comunicação ao usuário.

Também vale a atenção a sites falsos, evitando a inserção de dados em algum site que pode parecer o oficial, mas não é.

O único site é o Sistema Valores a Receber.

Fonte: com informações de Portal Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
WhatsApp Chat
Amaral & Barbosa Advogados
× Como posso te ajudar?